Banne
lista

Cachoeiras e cascatas para admirar

As cascatas e cachoeiras, gentilmente espalhadas pela natureza no Rio Grande do Sul, são uma fonte poderosa de bem-estar, isso é inegável.

Seja para contemplá-las por alguns momentos ou para tomar aquele banho revigorante de horas e horas, essas quedas d'água oferecem aquilo que muitas pessoas buscam fora do perímetro urbano: paz e sossego.

Se você é uma delas, então vai adorar essa lista que fizemos de cascatas e cachoeiras pelo Rio Grande do Sul. São ótimas programações para curtir sozinho, em dupla e até em família.

Vamos lá?

Cachoeira Paraíso, em Pelotas

Na Colônia Santo Antônio, no 7º distrito de Pelotas, a Cachoeira Paraíso é um convite a desfrutar de momentos de pura paz e relaxamento. 

Inserida em um parque de mata nativa - onde foi a primeira hidrelétrica da cidade -, a cachoeira tem fácil acesso, por meio de uma trilha agradável que pode ser feita com tranquilidade por quem não está acostumado.

No local, há um camping para quem deseja se hospedar por lá e aproveitar a conexão com a natureza por mais tempo, além de um quiosque com produtos locais, como bebidas, pães e cucas.

A Cachoeira Paraíso está aberta à visitação todos os dias, das 7h30 às 20h20.

Cascata de Mineiro, em São Martinho

Na tranquila cidade de São Martinho, na Rota do Yucumã, a Cascata de Mineiro é uma das grandes atrações, com uma natureza preservada e uma queda d'água muito propícia para um bom banho. 

O local conta com uma boa estrutura para o visitante, como camping, churrasqueiras, banheiros completos, energia elétrica e água potável.

Se estiver pela região a passeio ou se for um morador que ainda não conheceu a cascara, é passeio obrigatório! Ainda mais se for no verão ou nos dias de temperatura amena.

Cascata do Caracol, em Canela

A Cascata do Caracol é um dos maiores cartões postais não só de Canela, mas de todo o Rio Grande do Sul. Com seus grandiosos 131 metros de queda d'água, ela é capaz de impressionar até mesmo os olhos mais acostumados a admirar belos cenários mundo afora.

O Parque Estadual do Caracol, onde a cascata está localizada, é um exemplo de preservação ambiental em todo o país e oferece uma infraestrutura completa para os visitantes. 

Há trilhas bem sinalizadas, que permitem caminhadas seguras e agradáveis pela mata nativa, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar a flora e fauna locais e, claro, obter diferentes perspectivas da cascata.

O Parque fica aberto todos os dias, das 9h às 17h.

Cachoeira da Mulada, em Caxias do Sul

No Distrito de Criúva, interior de Caxias do Sul, a Cachoeira da Mulada oferece um espetáculo da natureza, com uma queda d'água de 70 metros e um refúgio de paz e tranquilidade para quem deseja se conectar com ares mais tranquilos. 

Inserida na Reserva Bertussi, uma propriedade privada, a Cascata tem trilhas autoguiadas que vão de fáceis a moderadas. Em todas elas você ganha a companhia das belas paisagens que seguem pelo caminho até chegar ao topo ou base da cascata.

A visitação à cachoeira é permitida aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Escolheu os seus preferidos? Ótimo, agora Viva o RS!