O estado gaúcho é o que está mais ao sul do Brasil e faz fronteira com o Uruguai e a Argentina. Com uma área de aproximadamente 282 mil quilômetros quadrados, o Rio Grande do Sul é o quarto maior estado do país em extensão territorial. Entre os principais atrativos estão as paisagens e belezas naturais, a gastronomia diversificada e com grande influência de outras culturas, além da forte manutenção e preservação dos costumes do Rio Grande do Sul.

A parte gastronômica do Rio Grande do Sul é diversa e dentro do próprio estado é possível conhecer diferentes culinárias, dependendo da região visitada. O prato mais procurado é o churrasco, tradicional do povo gaúcho e encontrado em todas as regiões. A gastronomia italiana também se sobressai, com muitas opções de massas, lasanhas, molhos e sequências coloniais que mantém a cultura dos imigrantes vindos da Itália e que se estabeleceram principalmente na região serrana gaúcha. Além disso, a cultura germânica também está presente em diversas ocasiões através de festivais regados a chope, cerveja e pratos típicos.

O estado é berço de tradições como o churrasco e o chimarrão, mas também mantém forte as tradições através dos Centros Culturais Gaúchos com danças típicas, música nativista e comidas campeiras, que fazem parte do folclore e da identidade do Rio Grande do Sul.

As paisagens gaúchas não ficam para trás. A natureza do Rio Grande do Sul oferece opções para atividades ao ar livre, como trilhas, observação de aves, esportes aquáticos, turismo rural e o forte turismo vitivinícola. Com estações do ano bem marcadas, é possível aproveitar as belezas naturais em todas as épocas e encontrar experiências para desbravar ar ar livre em todas as regiões do Rio Grande do Sul.